1.5.12

PROTEJA-SE DO SOL


Com o verão a chegar aqui ao hemisfério norte, a Kiko lançou duas linhas completas de produtos, uma de proteção solar e outra para hidratação após a exposição. Fórmulas leves e sem cheiro com multiproteção solar. Têm uma composição criada para preservar a pele do rosto contra sinais de envelhecimento prematuro, em qualquer idade.
De acordo com o portal de saúde, o aumento do número de novos casos de cancro da pele está relacionado com a maior exposição às radiações solares ultravioletas. As radiações ultravioletas (UV) são responsáveis por muitas doenças, do cancro da pele às cataratas, passando pela diminuição das defesas do organismo. 
As crianças estão entre os grupos mais susceptíveis aos efeitos nocivos destas radiações uma vez que a espessura da pele é menor e o seu sistema imunitário, responsável pela defesa do organismo, ainda não está completamente funcional. A uma maior exposição solar na infância corresponde um maior risco de melanoma na idade adulta. Daí a importância de prevenir a exposição solar excessiva nas crianças. 
No entanto a exposição ao sol no campo ou na praia é um aspecto fundamental do lazer e, quando adequada é fonte de saúde, uma vez que é a partir da exposição solar que o nosso organismo produz a vitamina D, fundamental ao crescimento ósseo.

Regras para uma exposição solar adequada:
01. É importante escolher e comparar os produtos solares com base no tipo de pele, de exposição e local (neve, mar, piscina). Utilizar produtos solares que ofereçam uma proteção suficiente. Em caso de dúvida, peça conselhos ao seu médico. Deve tomar ainda maior cuidado com as radiações solares perto da água ou da neve, por causa do reflexo dos raios solares que duplicam a sua intensidade.

02. Evitar expor-se ao sol durante muito tempo, mesmo quando se utiliza um produto de proteção solar UVA+UVB, porque nenhum produto protege totalmente a sua pele.

03. Evite as horas mais quentes, das 11 às 15 horas, lembre-se que as árvores, os chapéus de sol e as coberturas não protegem completamente das radiações solares. 

04. Procure sempre evitar queimaduras do sol. Sobretudo quando o sol está no seu pico, é aconselhável usar uma t-shirt, um chapéu de abas largas e os óculos de sol.

05. Proteja especialmente as crianças. Os bebés e as crianças pequenas devem ficar fora da exposição direta ao sol. Protegê-los sempre utilizando uma t-shirt e chapéu e mantendo-os sob o chapéu de sol durante as horas mais quentes.

06. Aplique o produto de proteção solar antes da exposição ao sol. O facto de se estar já bronzeado não constitui uma proteção suficiente.

07. Aplique corretamente uma dose suficiente de creme e repetir a aplicação, sobretudo depois de transpirar, nadar ou secar a pele. Não esquecer de aplicar o produto solar em todas as partes do corpo expostas ao sol. Para serem eficazes, os produtos solares devem ser aplicados corretamente e em quantidade adequada.

08. Proteger a pele mesmo durante o banho de mar ou de piscina porque os raios solares atuam através da água.

09. Utilizar produtos que protejam quer dos raios UVA quer dos raios UVB. Usar produtos solares que ofereçam no mínimo uma proteção solar "média", ou seja um SPF (Fator de Proteção Solar) de 15, 20 ou 25.

10. Não esqueça que as queimaduras devidas a uma exposição excessiva ao sol não são imediatamente visíveis, pois podem passar-se 24 horas antes que se tornem visiveis completamente.

11. À noite, depois do banho, não se esqueça de hidratar bem o rosto e corpo.

(fonte: Portal da Saúde e Kiko)

comentário(s) pelo facebook:

6 comentários:

  1. Oie!

    Nossa super bacana o post. Se proteger do sol é fundamental, principalmente para as pessoas mais brancas que ficam pimentão com uma facilidade incrível, como eu. =D

    Beijos
    Não deixe de participar do nosso sorteio:
    http://www.tchucatchurubba.com.br/2012/04/sorteio-nacional-1-ano-de-blog-nyx-la.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi!
      Realmente, por mais que se ame o sol temos que nos cuidar.
      Vou concorrer sim, obrigada!
      Beijos,
      Anita

      Eliminar
  2. Muito boas as dicas, dificil é eu pegar costume de usar protetor, não consigo de jeito nenhum!


    Visite: www.spraydebeleza.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas é um hábito muito importante.
      Pelo menos se estiver na praia ou da piscina não deixe de usar. É perto da água que os raios reflectem mais.
      Beijos

      Eliminar
  3. adoreii parabens beijose meu blog vou deixar aqui http://drica-2011.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo comentário e pelo carinho!
      Vou passar lá sim.
      Beijos

      Eliminar